Zumba Fitness: Saindo da zona de conforto

Então pessoas, retornei ao blog e dessa vez vou mostrar para vocês o que tenho feito da minha vida nesses últimos meses (embora não importe kkkkkk)

Há quase 3 meses sou praticante assídua (por incrível que pareça hahaha) das aulas de Zumba Fitness. Ouvia muitas pessoas falando dos treinos mas não tinha exatamente uma ideia porque nunca tinha assistido ou praticado uma aula.
Então como eu disse a 3 meses atrás fui a uma aula, praticamente forçada por uma pessoa da minha família, e simplesmente foi a coisa que mais modificou a minha vida e a maneira de como eu enxergava a academia.
Na minha adolescência estava no peso ideal mas com o passar do tempo acabei engordando e fazendo dietas malucas que quase nunca sortiam efeito.
Hoje estou praticamente em um relacionamento sério com a zumba e vejo a reeducação alimentar (r.a.) de uma forma menos crucificante.
A R.A. feita junto com exercícios físicos, sejam eles quais forem, traz muitos ganhos.

O que é a Zumba?
É uma aula que mistura dança e ginástica. Existe uma grande variedade como zumba fitness, zumba core, zumba toning, e etc. Tem duração de 30min a 1hora de aula, com músicas latinas (salsa, merengue, samba, mambo) e variações nos ritmos.

Então vamos falar dos benefícios da Zumba Fitness:
- a morte de 500 a 1000 malditas calorias, dependendo da intensidade do treino;
- um melhor condicionamento físico (melhora o sistema cardiovascular);
- promove uma tonificação muito rápida dos músculos inferiores ( músculo da coxa, glúteo, músculo posterior da coxa e panturrilha), os músculos do CORE também são trabalhados (abdômen, cintura e quadril);
- Por ser uma prática divertida, dinâmica, com músicas muito empolgantes, se torna um exercício prazeroso e a consequência disso é o emagrecimento.

Tenho consciência de que não é fácil emagrecer e emagrecer de forma saudável (sem dietas loucas), leva mais tempo ainda. Entendi também que não basta uma dieta e exercícios, se a rotina fitness não for incorporada na tua rotina.


No programa Zumba existem 8 tipos:

- Zumba Fitness: nas aulas, tocam ritmos exóticos com batidas internacionais e latinas.
- Zumba Gold: pensado para o público a partir dos 65 anos, utiliza a fórmula da Zumba Fitness e modifica os movimentos para se adequarem às necessidades dos participantes idosos.
- Zumba Toning: combina exercícios localizados com trabalho cardiovascular. Os alunos aprendem como usar bastões leves, semelhantes a maracas, para aprimorar o ritmo e tonificar músculos de braços, abdômen, glúteos e coxas.
- Aqua Zumba: conhecida como "A festa na piscina", integra a fórmula e a filosofia da Zumba com a hidroginástica tradicional.


Aqui vai um vídeo para vocês terem mais ou menos uma idéia do que rola nas aulas de zumba, claro depende de cada academia e professor:

A dica que eu dou para vocês é que por mais complicada que pareça no início, não desistam das aulas, com a prática vocês conseguem decorar as coreografias, pode demorar um pouco, mas mesmo que faça errado, faça! É muito divertido e a pessoas que vão para esse tipo de treino tem o objetivo de se divertir e dançar, ninguém vai se preocupar se você errou ou fez com maestria a coreografia, o importante é se divertir e queimar as danadas calorias! E no início é normal não conseguir acompanhar todas as músicas, para quem não faz nenhum tipo de exercício, que foi o meu caso, no início é complicado mas depois você vai adquirindo resistência e consegue executar uma aula inteira sem ficar morta com farofa!
Quando entrei na zumba fazia 2x na semana, com 1 hora de duração e me sentia muito cansada no começo mas com o passar do tempo, já não sentia mais nada e então adicionei mais 1 dia de aula, atualmente faço 3x na semana e me sinto muito bem! E não esqueçam de levar água! hehehe
Boa zumba pra vocês!

0 comentários:

 

Instagram

Facebook